domingo, 19 de janeiro de 2014

Aves no ecossistema de ArDalk - Cardeal Cabeça Vermelha

Cardeal Cabeça Vermelha
O cardeal-do-nordeste é uma ave passeriforme da família Thraupidae. É conhecido também como galo-da-campina, cabeça-de-fita e cabeça-vermelha.

Características

Mede cerca de 17,2 centímetros. Plumagem de cabeça vermelha, curta e ereta, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas, exceto o dorso anterior, que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. Dorso posterior e coberteiras superiores das asas manchadas de negro; maxila anegrada, mandíbula cinzento-clara.
Não há dimorfismo sexual. O jovem apresenta as partes superiores pardo-anegradas e garganta ferrugínea.

cardeal-do-nordeste adulto

cardeal-do-nordeste jovem

Filhote de cardeal-do-nordeste

Alimentação

Predominantemente granívoro com adaptação para consumo de sementes muito amargas em padrões humanos e frutas da região Nordeste, como por exemplo seriguela (Spondias purpurea) e caju (Anacardium occidentale). Esmaga a semente. Semente preferida= gramínea. Temporária e ocasionalmente se torna insetívoro.
Para comer, anda e saltita catando sementes no próprio colmo do solo. Aprende a comer em comedouros artificiais e pode se tornar muito dócil quando acostumado.

cardeal-do-nordeste se alimentando

Reprodução

Durante a reprodução vive estritamente aos casais, sendo extremamente fiéis a um território, defendido pelo macho. Atinge a maturidade sexual aos 10 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada; na região da caatinga nordestina só se reproduz uma vez no ano, no período chuvoso. Os filhotes nascem após 13 dias.
Costuma cantar logo ao alvorecer, fazendo verdadeiras alvoradas matinais, embora este comportamento só seja observado durante o período reprodutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário