quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fauna existente em nossa área de Preservação - Macaco Bugio

Macaco Bugio
Nome Popular: Bugio, Guariba, Macaco-gritador
Nome Científico: Alouatta fusca
Classe: Mamíferos
Ordem: Primatas
Família: Cebidae
Subfamília: Alouattinae
Características: Vivem em grandes grupos, que se deslocam durante o dia pelas copas das árvores, alimentando-se de fruas, folhas, brotos e ocasionalmente ovos e insetos. Hidratam-se bebendo nas bromélias que preservam a água das chuvas entre suas folhas. As matas densas e úmidas são seus principais refúgios. Os grupos são compostos por um macho adulto, que lidera machos mais velhos e mais jovens, fêmeas e filhotes.Os bugios são notórios pelo som que fazem, uma vez que os machos são capazes de gritar e serem ouvidos a mais de 3 Km de distância. Seus principais predadores são a jaguatirica, a jibóia e aves de rapina.
Distribuição Geográfica: No passado habitavam desde o sul do México, até o sul do Brasil. Hoje, porém, habitam os últimos recantos da Mata Atlântica como, por exemplo, áreas do Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro. Regiões da Amazônia, nos estados do Tocantins, Pará e Amazonas. Também ocorrem em regiões do pantanal, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e áreas da Argentina, Bolívia, Paraguai e Equador, como também algumas poucas áreas da América Central e México.
Estado de Conservação: Espécie ameaçada em virtude do desmatamento e da caça ainda hoje realizada, mesmo que proibida.
Comentários Gerais: Os macacos em geral, por sua semelhança com o homem estão repletos de inúmeros significados e simbolismos. No Tibet, por exemplo, é a representação máxima da consciência e da sabedoria, e no antigo Egito era o responsável pelo calendário e pelo reger do tempo.
Para os astecas, os macacos eram a representação natural da arte, sendo que todos os que nascessem no período do ano em que fosse regido pelo macaco, eram, portanto habilidosos com talentos para música, dança, pintura, escultura e etc. O macaco para muitos povos também representa a luxúria, o pecado e a malícia. Inúmeras são as imagens e simbologias atreladas aos macacos, contudo esses espertos animais representam uma das famílias de mamíferos mais ameaçadas do planeta.
Durante séculos eles foram caçados para consumo de sua carne, para servirem de cobaias em laboratórios, para serem tidos como animais de estimação e para também trabalhar em circos e realejos. No entanto, mesmo que sua caça ainda seja mantida em alguns locais, o que realmente torna o futuro dos macacos incerto é o alto grau de desmatamento que vem ocorrendo ao longo das florestas tropicais, seu principal refúgio. Sendo assim esses simpáticos animais, precisam ser preservados para que possam estar aqui para as futuras gerações.
Aos bugios podem se acrescentar o fato de serem um dos maiores primatas brasileiros, e pela sua incrível capacidade de sonorização, fez com que essa espécie em especial fosse entendida pelos índios como o chamado da floresta, uma espécie de clamor que ecoa das matas, acreditando que esse som fosse um hino em louvor do Sol. Hoje pode se ver que isso é apenas uma poética lenda, e que os gritos emitidos pelos bugios têm uma função comunicativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário