quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fauna existente em nossa área de Preservação - Lobo Guará

Ordem: Carnívora
Família: Canidae
Nome popular: Lobo-guará
Nome em inglês: Maned wolf
Nome científico: Chrysocyon brachyurus
Distribuição geográfica: América do Sul
Habitat: Campo
Hábitos alimentares: Onívoro
Reprodução: Gestação de 62 a 66 dias
Período de vida: Aproximadamente 13 anos


O lobo-guará é o maior (até 75 cm de altura no garrote e 120 cm de comprimento) e mais belo dos canídeos da América do Sul. É também um dos mais ameaçados de extinção, devido à destruição dos cerrados em que habita para plantações de soja e pastos de gado. Muitos fazendeiros ainda os abatem pensando que podem causar grandes prejuízos em seus rebanhos.

Na verdade, o lobo-guará é um onívoro que se alimento de principalmente de roedores, pequenos répteis, caules doces, mel, aves e frutas (há até mesmo uma espécie de fruta, a Solanum lycocarpum do cerrado que, de tão procurada por ele, é chamada de “fruta de lobo”).

Diferente do lobo-europeu, o lobo-guará raramente caça animais de grande porte, pois não possui o hábito de andar em grupos, sendo encontrado no máximo aos casais durante a época de reprodução, ocasião em que somam os seus territórios (cada um com até 25 km2).

Sua aparência o faz notavelmente adaptado aos cerrados. A cor confunde-se com os campos de gramíneas. As pernas longas permitem-no ver acima da vegetação e muito longe, assim como suas orelhas grandes podem identificar com precisão a direção dos sons de uma presa, que não são abundantes em seu habitat.
O lobo-guará é um animal desejado por zoológicos do mundo inteiro, e aqueles que o possuem conseguem com relativa facilidade que se reproduzam, aumentando assim o número de animais cativos e contribuindo assim para a preservação da espécie e de seu patrimônio genético, nestes tempos em que finalmente fala-se da preservação do cerrado e de suas espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário