quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Flora no ecossistema de ArDalk - Tanchagem

A tanchagem (Platango major) tem propriedades adstringentes. O chá das folhas serve como cicatrizante; combate diarreia, problemas gastrointestinais. Desinflama os gânglios; faz parar o catarro dos brônquios e desinflama boca e garganta. As folhas limpas e escaldadas em água fervente aplicadas sobre feridas ou úlceras são cicatrizantes e servem também contra lepra, e  queimaduras. O chá morno também serve para banho de assento em caso de leucorreia.

As folhas como emplastro curam feridas, fístulas e hemorroidas. A infusão de folhas serve para estancar hemorragias nasais, em caso de retenção de líquidos e para eliminar a tosse e as mucosidades. 

As folhas e espigas tomadas em cozimento são excelentes para curar algumas afecções hepáticas e estomacais. É uma planta desinflamatória.

Usa-se toda a parte aérea da planta, ou seja, as folhas e o pedúnculo. Basta macerar e colocar em água fervente duas colheres de sopa em um litro de agua e esperar esfriar. Coe e está pronto. Lave muito bem antes em água corrente, pois a tanchagem é muito rasteira e acumula terra e areia com facilidade. 

É um excelente cicatrizante. Para aftas, esse chá em bochechos é um grande remédio.

Indicações terapêuticas

Afecções das vias respiratórias, como boca e garganta.
Infecções, gota, excesso de ácido úrico no sangue e úlcera gástrica.
Inflamações nos ouvidos, nos olhos, nas gengivas, na garganta, nas amígdalas, na faringe, no estômago, nos intestinos, nos rins, na bexiga.
Gripes, apendicite, inflamações, conjuntivite, hemorroidas, problemas urinários,
Diarreia, cólica infantil, febres intestinais, feridas.

Há relatos de cura de ferida no útero e de HPV. Nesse caso, tomar o chá de tanchagem com chá de alfavaca durante quatro meses e a cada duas semanas fazer ducha vaginal com o chá de morno para frio. Essa receita também serve para câncer de colo de útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário